- Ajuda sobre o produto
- Abertura de chamados
- Atendimento via WhatsApp
- Automações e notificações
- Checklist de atividades
- Configurar caixa de e-mail
- Distribuição de Atendimentos
- Gestão de usuários
- Importação de contatos
- Notificações Push
- Portal do Cliente
- Registro de horas
- Relatórios de suporte
- Tags e marcadores
- Workflows personalizados
- Artigos e conteúdos
- A dinâmica entre Suporte e Desenvolvimento
- As cinco fases da jornada de Suporte ao Produto
- Como estimar o volume de chamados se você usa Gmail
- Como lidar com um cliente frustrado?
- Como reduzir custos com suporte ao cliente e conquistar avaliações cinco estrelas
- Base de conhecimento
- Desenvolvedores
- Novidades
Relatórios de suporte
A Atendo oferece diversos indicadores para monitorar e acompanhar a performance das equipes de suporte em todos os planos. No relatório padrão, disponível desde o plano básico, você encontra as seguintes métricas:
Chamados: Quantidade de chamados abertos (criados) no período especificado.
Em andamento: Quantidade dos chamados abertos no período que ainda não foram resolvidos.
% Resolvidos: Percentual dos chamados abertos no período que foram resolvidos.
% Reabertos: Percentual dos chamados reabertos após terem sido encerrados.
Tempo médio de atendimento: Mediana de tempo (em minutos) decorrido entre a abertura do chamado e a última interação (mensagem) enviada por um usuário da plataforma
Tempo Primeira Resposta: Mediana de tempo (em minutos) decorrido entre a abertura do chamado e a primeira interação (mensagem) enviada por um usuário da plataforma
% Resolvidos no Primeiro Atendimento: Percentual de chamados resolvidos no mesmo dia em que foram abertos / criados, contanto que não tenham sido reabertos, isto é, encerrados pelo agente e recebido alguma interação posterior do cliente.
Além disso, são exibidos dois gráficos, que demonstram a quantidade de chamados abertos bem como o percentual de chamados resolvidos por dia, além da quantidade de chamados atribuída a cada usuário da plataforma, para avaliar a distribuição de tarefas entre a equipe.
Filtros, tabelas e comparativos
Você tem muita flexibilidade para segmentar e analisar os dados de atendimento. Os relatório podem ser filtrados pelos seguintes critérios:
Atendente: usuário responsável pelo atendimento.
Categoria: classificação do chamado dada pelo atendente.
Empresa: empresa do solicitante do chamado.
Prioridade: nível de urgência do chamado (urgente, alta, média ou baixa).
Status: momento do ciclo de vida do chamado (aberto, em andamento, resolvido ou encerrado).
Observe que os chamados excluídos ou marcados como SPAM são automaticamente removidos das análises e não interferem nos resultados apresentados.
Acessando a aba Chamados em relatórios você pode obter a relação completa de todos os chamados que atendem os critérios selecionados. Esta relação completa também pode ser exportada nos formatos separado por vírgula (.csv
) ou Excel (.xlsx
) para uma análise mais aprofundada em sua ferramenta de BI favorita.
Selecionando a aba Comparativo você também pode analisar os dados de atendimentos agrupados com base nas seguintes dimensões:
Atendente
Categoria
Data
Dia da semana
Empresa
Hora
Mês
Origem
Prioridade
Semana
Status
Por meio desta análise você pode facilmente comparar os indicadores de chamados em diferentes grupos e identificar oportunidades para melhorar o atendimento de sua empresa e performance da equipe.
Por que utilizar a mediana e não a média?
A mediana é uma medida estatística mais robusta sobre valores extremos do que a média. A média é calculada somando-se todos os valores e dividindo pela quantidade de itens somados, o que faz com que valores extremos desloquem a média para cima ou para baixo. A mediana, por sua vez, é calculada ordenando todos os valores do menor para o maior e destacando o valor central, a linha de corte entre as duas metades. Ou seja, a leitura que se faz dela é: metade (50%) dos valores é menor ou igual à mediana, e a outra metade dos valores é maior ou igual à mediana. Assim, os valores extremos (muito baixos ou muito altos) não afetam o resultado final.
Recomenda-se utilizar a mediana quando a amostra (dados representados) está suscetível a valores extremos. No caso específico dos tempos médios de primeira resposta e de atendimento, é comum que alguns chamados levem mais tempo para serem respondidos e/ou resolvidos, seja qual for o motivo (dificuldade em resolver o problema ou encontrar uma solução, fatores externos etc). Caso seja utilizada a média, um único chamado pode elevar (e muito) o tempo médio de uma centena de chamados, ao passo que a mediana permanece inalterada por este evento atípico. No entanto, caso os chamados no geral tenham o seu tempo afetado (por exemplo, sobrecarga da equipe ou evento sazonal), isto será refletido corretamente pela mediana.